Após o anúncio do caso de vaca louca no Pará (já confirmado como atípico), a comercialização de carne bovina para a China foi suspensa desde o dia 23 de fevereiro. De acordo com a Associação de Comércio Exterior do Brasil, o país é o maior comprador de carne do Brasil, representando aproximadamente 60% do total da produção da brasileira, e esse cancelamento já causa prejuízo ao setor.
Impacto negativo no setor
Com a confirmação de que o caso da vaca louca registrado no Brasil é atípico, ou seja, sem prejuízos para a qualidade da carne bovina produzida no país, o setor aguarda a reabertura das exportações. Uma comitiva do governo, integrada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, estará na China na próxima semana para uma missão oficial. E a expectativa é que o embargo à carne brasileira seja encerrado em breve, visto que, de acordo com o governo, não há mais impedimentos. Espera-se que a documentação apresentada às autoridades chinesas seja satisfatória e que, dentro de poucos dias, a questão esteja resolvida.
Colheita das oliveiras
Diante do triste cenário da estiagem, um cultivo agrícola que tem deixado o produtor gaúcho satisfeito nas últimas safras é o da olivicultura. Hoje, mais de 70% da área cultivada com oliveiras no país está no estado. A árvore da oliva (azeitona) é perfeitamente adaptada ao clima gaúcho, no qual encontra o frio que necessita e é resistente ao calor e à estiagem.
RS lidera a produção de azeite de oliva
Os pomares de oliveiras do Estado compreendem mais de 6 mil hectares distribuídos em mais de 100 municípios. Em 2023, a produção deve passar de 4 mil toneladas de oliva, gerando mais de 500 mil litros de azeite, o que irá manter o Estado na liderança nacional de processamento da azeitona. Mais de 40 marcas de azeite são comercializadas por produtores gaúchos.
Turismo Rural e Gastronomia
Há pomares de oliveiras espalhados por várias regiões do Rio Grande do Sul, onde muitos municípios que integram a “Rota das Oliveiras”, criada em 2008, fomentam o turismo e a gastronomia. Nesse período do ano (safra), muitos locais estão abertos à visitação, localizados em Caçapava do Sul, São Sepé, São Gabriel, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Viamão entre outros.
Monitoramento da estiagem
O governo do Estado lançou recentemente o site “Monitor de Estiagem”, com informações sobre a situação da seca no RS em tempo real. Essa ferramenta faz parte do programa Supera Estiagem, que pretende olhar a questão da falta de chuvas no Estado sob uma ótica permanente.
A plataforma conta com 3 pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios em situação de emergência; padronização e análise de dados e divulgação das informações de forma intuitiva e objetiva. De acordo com o monitor, 416 municípios decretaram situação de emergência, 415 contam com homologação estadual, 414 contam com reconhecimento federal.