No aguardo da retomada das exportações

Daniele

Após o anúncio do caso de vaca louca no Pará (já confirmado como atípico), a comercialização de carne bovina para a China foi suspensa desde o dia 23 de fevereiro. De acordo com a Associação de Comércio Exterior do Brasil, o país é o maior comprador de carne do Brasil, representando aproximadamente 60% do total da produção da brasileira, e esse cancelamento já causa prejuízo ao setor.

Impacto negativo no setor

Com a confirmação de que o caso da vaca louca registrado no Brasil é atípico, ou seja, sem prejuízos para a qualidade da carne bovina produzida no país, o setor aguarda a reabertura das exportações. Uma comitiva do governo, integrada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, estará na China na próxima semana para uma missão oficial. E a expectativa é que o embargo à carne brasileira seja encerrado em breve, visto que, de acordo com o governo, não há mais impedimentos. Espera-se que a documentação apresentada às autoridades chinesas seja satisfatória e que, dentro de poucos dias, a questão esteja resolvida.

Colheita das oliveiras

Diante do triste cenário da estiagem, um cultivo agrícola que tem deixado o produtor gaúcho satisfeito nas últimas safras é o da olivicultura. Hoje, mais de 70% da área cultivada com oliveiras no país está no estado. A árvore da oliva (azeitona) é perfeitamente adaptada ao clima gaúcho, no qual encontra o frio que necessita e é resistente ao calor e à estiagem.

RS lidera a produção de azeite de oliva

Os pomares de oliveiras do Estado compreendem mais de 6 mil hectares distribuídos em mais de 100 municípios. Em 2023, a produção deve passar de 4 mil toneladas de oliva, gerando mais de 500 mil litros de azeite, o que irá manter o Estado na liderança nacional de processamento da azeitona. Mais de 40 marcas de azeite são comercializadas por produtores gaúchos.

Turismo Rural e Gastronomia

Há pomares de oliveiras espalhados por várias regiões do Rio Grande do Sul, onde muitos municípios que integram a “Rota das Oliveiras”, criada em 2008, fomentam o turismo e a gastronomia. Nesse período do ano (safra), muitos locais estão abertos à visitação, localizados em Caçapava do Sul, São Sepé, São Gabriel, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Viamão entre outros.

Monitoramento da estiagem

O governo do Estado lançou recentemente o site “Monitor de Estiagem”, com informações sobre a situação da seca no RS em tempo real. Essa ferramenta faz parte do programa Supera Estiagem, que pretende olhar a questão da falta de chuvas no Estado sob uma ótica permanente.

A plataforma conta com 3 pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios em situação de emergência; padronização e análise de dados e divulgação das informações de forma intuitiva e objetiva. De acordo com o monitor, 416 municípios decretaram situação de emergência, 415 contam com homologação estadual, 414 contam com reconhecimento federal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dallas B e Tio Nanato levam o título da Supercopa de Futsal Pro realizada no CDM Anterior

Dallas B e Tio Nanato levam o título da Supercopa de Futsal Pro realizada no CDM

Volante Mateus Santana é a novo reforço do Inter-SM Próximo

Volante Mateus Santana é a novo reforço do Inter-SM

Geral